Nossa Missão


Missão:

Ser instrumento de divulgação do hobby de colecionismo de pinballs, mais conhecidos como flippers e arcades (diversões eletrônicas), que fizeram
parte da nossa infância e adolescência nas décadas de 60, 70. 80 e 90, além de conscientizar sobre a importância da preservação destas máquinas que divertiram várias gerações passadas e que ainda hoje continua a divertir.

Atualmente existem 3 grupos de colecionadores profissionais de flippers, mais conhecidos como Pinball Clubes:
Pinball Clube São Paulo fundado em 1999
Rio Pinball Clube fundado em 2004
Pinball Clube de Boituva fundado em 2009

Estes clubes são na verdade um museu interativo sem fins lucrativos.Todos os custos dos clubes são divididos entre os sócios.
Os membros arcam com os seus próprios custos quando viajam para eventos internacionais representando o nosso país.

Você pode acompanhar a nossa história durante estes 10 anos de site na nossa galeria de fotos:
http://www.pinballclube.com.br/gallery2/main.php?g2_page=1

Também pode ver as reportagens na TV, revistas e jornais sobre o Pinball Clube de São Paulo:
http://www.pinballclube.com.br/content/view/59/48/

Um pouco da história do primeiro Pinball Clube de São Paulo.

Tudo começou em 1999 quando o colecionador Claudio Tasselli registrou o ha época o domínio www.pinball.com.br, hoje mais conhecido como Pinball Brasil Org.
O site servia para se comunicar com os poucos colecionadores que haviam na época e tentar achar mais máquinas que até então eram consideradas sucatas e obsoletas.

O primeiro grupo de colecionadores a se reunir foi o Paulista. Os encontros eram no quintal da casa do Carlos Cezar na Vila Mariana (vejam as fotos: http://www.pinballclube.com.br/gallery2/v/car/104-0473_IMG.jpg.html) onde já haviam 2 ou 3 máquinas e com o passar do tempo o número foi aumentando, surgindo a necessidade de alugar um imóvel só para acomodar as coleções de todos os membros. Assim, em 2001, foi alugada uma sobreloja no bairro de Mirandópolis. Vejam as fotos: http://www.pinballclube.com.br/gallery2/v/raiders01/110-1008_IMG.jpg.html
Os fundadores eram: Carlos Cezar, Claudio Tasselli, Paulo Ligório, Williams Belluzzo, Nelson Ruiz, Rogério Biondi , Maranho e José Luiz.
Logo, com o aumento do número de colecionadores, suas máquinas e de reuniões semanais foi necessário localizar mais colecionadores espalhados pelo país a fora e trocar experiências sobre restaurações, compra, venda e troca de máquinas e peças usando o site já existente mas ainda inadequado. Foi quando o Rogério Biondi resolveu administrar o site dando uma cara mais profissional , com um fórum para a troca de experiências entre os membros que representavam o colecionismo de máquinas de pinball.

A novidade logo tomou conta do meio e apareceram dezenas de amigos que também possuíam uma Taito no cantinho de casa e nem sabiam que eram na verdade colecionadores e que haviam mais pessoas iguaizinhas a elas espalhadas por aí.

O grupo Paulista de colecionadores logo ficou conhecido como "Pinball Clube São Paulo" e faziam reniões abertas aos outros colecionadores e entusiastas do hobby. Em 2003, Spina, um dos técnicos de pinball (ex funcionário da Taito), sugeriu fazer um torneio nas Taitos para entreter o evento e assim começava os mini-torneios em todos os encontros. O Torneio Brasileiro de Pinball administrado pelo Cid Rudis, hoje conta pontos para o ranking do IFPA (International Flipper Pinball Association) http://www.ifpapinball.com/ e também para o Campenato Mundial de Pinball que a cada ano é realizado em um lugar diferente do planeta foi
Fotos: http://www.pinballclube.com.br/gallery2/v/PINBALL+REVIVAL+01-11-03/campeao.jpg.html


Em 2004 por completa falta de espaço mudamos para um local muito maior, com 210 m2, no Cambuci, em cima do restaurante do meu amigo Ed Carlos. Fotos: http://www.pinballclube.com.br/gallery2/v/DIA+DA+MUDANCA+25-07-2004/clubevelho01.jpg.html

No mesmo ano (31/03/2004) o site sofreu um ataque de um hacker inglês que destruiu o nosso banco de dados e nos fez perder tutoriais e muitos materiais importantíssimos.
No mesmo dia registrei o domínio www.pinballclube.com.br e em 2 horas um novo site estava no ar e continua até hoje.

Em 2005 a pinbalite aguda, doença que já fizera anteriormente vítimas em São Paulo, agora atacava na cidade maravilhosa, resultando na criação do segundo Pinball Clube do país, galera pinbalística liderada pelo colecionador Mario Manongia.

Em 2006, pela primeira vez, um grupo de 3 brazucas (Kobe e Penalva de SP e Iure do Rio) participaram do Pinball Expo 2006, o maior evento de pinball do planeta que se realiza todo ano em Chicago nos Estados Unidos. Passaram também pelo Pinball Hall of Fame do famoso e maior colecionador do mundo, Tim Arnold em Las Vegas. Foi muito legal mostrar para os americanos que nós brasileiros também amamos pinball, cuidamos da sua história e tentamos resgatar um pouco da memória deste maravilhoso hobby.
Foi um banho de cultura do mundo do pinball!
Fotos do Pinball Hall of Fame: http://www.pinballclube.com.br/gallery2/v/tim/DSC03096.jpg.html
Fotos do Pinball Expo 2006: http://www.pinballclube.com.br/gallery2/v/paul+faris/IMG_5568.jpg.html
Fotos do tour na fábrica da Stern Pinball: http://www.pinballclube.com.br/gallery2/v/Stern/DSC03824.jpg.html

Em 2008 pela primeira vez 2 brasileiros (Iure e Kléber do Rio Pinball Clube) participaram do Campeonato Mundial de Pinball no Pinball Hall of Fame em Las Vegas.

Em janeiro de 2009 outra epidemia da pinbalite aguda foi detectada na cidade de Boituva no interior de São Paulo onde alguns amantes do hobby liderados pelo colecionador Emerson Picco mais conhecido como Bifo, criaram o Pinball Clube de Boituva para reunir a galera para se divertir, confraternizar e espalhar o hobby.

Está prevista a ida para a Pinball Expo 2009 no próximo mês de Outubro o maior grupo de colecionadores de pinball.
Serão cerca de 18 pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, que irão viver pinball durante as 24 horas de cada um dos 5 dias do evento.

Translate »